quinta-feira, 26 de julho de 2012

Transplante renal em GESF

Infelizmente, muitos pacientes com diagnóstico de GESF acabará por evoluir para insuficiência renal. O transplante de rim é uma opção de tratamento para estes pacientes.
Para algumas informações gerais sobre transplante de rim, clique aqui.

O risco de GESF regressam no rim transplantado varia de 20-50%. Existem vários fatores de risco que colocam pacientes com maior risco de recorrência de GESF. Eles são:

idade jovem (<15 anos)

Se você levou menos de 3 anos a partir do momento os GESF foi encontrado em seus rins originais para atingir insuficiência renal

o aparecimento de certas células no seu original biópsia renal (seu nefrologista teria essa informação)

Raça caucasiana (branca)

se você perdeu um transplante de rim anterior de um retorno de GESF
Normalmente, um retorno de GESF no transplante ocorre logo após a cirurgia. Os GESF pode retornar dentro de horas ou dias. A maioria dos episódios será no primeiro ano após o transplante.

Existe algum tratamento para GESF que volta em um transplante?

A maneira que GESF causa danos ao rim transplantado não é totalmente clara. Existe alguma evidência de que isto pode ser devido a uma substância presente no sangue. Por esta razão, alguns episódios de GESF recorrentes são tratados com um procedimento chamado plasmaferese. Este procedimento demora sangue para fora do corpo em pequenos volumes. A substância prejudicial a partir do sangue são removidos. O resto do sangue é então devolvido ao paciente. Esta terapia é mais eficaz se for iniciado logo após proteína anormal é detectado na urina.

Além Plasmaferese, o uso de medicamentos imunossupressores (diferente do que os utilizados para prevenir a rejeição do rim) é, por vezes eficaz. Além disso, o uso de medicamentos para controlar a pressão sanguínea e reduzir a proteína na urina é útil.

Infelizmente, nenhum desses tratamentos são muito bem sucedidos no tratamento de GESF que retorna no transplante.

Se os GESF não voltar, vai me fazer perder o meu transplante de rim?

Mais da metade dos pacientes com GESF recorrente em sua transplante vai perder seu rim dentro de 5 anos. De todos os pacientes com GESF que recebem um transplante de rim, cerca de 15% vai perder o rim devido a GESF recorrentes.

Um comentário:

  1. Eu tenho Gesf, e ultimamente qdo me deito me dá muita coceira, será que tem a ver ?

    ResponderExcluir